Núcleo Extensionista Rondon Participa de Cerimônia Solene na Câmara dos Deputados em Brasilia – Campus Palmas

Notícias

Núcleo Extensionista Rondon Participa de Cerimônia Solene na Câmara dos Deputados em Brasilia

Publicado em

Copiado!

A Coordenadora do Núcleo Extensionista Rondon do IFPR Campus Palmas, Emi Lorenzetti participou da Cerimônia Solene em Comemoração aos 50 anos do Projeto Rondon, nesta terça-feira (24/10), na Câmara dos Deputados em Brasilia-DF . A homenagem foi solicitada pelos deputados Alex Canziani (PTB-PR) e Pedro Fernandes (PTB-MA). Durante toda a semana, Emi estará representando o Campus Palmas no III Congresso Nacional do Projeto Rondon em Brasilia.

História
O Projeto Rondon teve sua primeira etapa, também chamada de Operação Piloto ou Operação Zero, realizada em julho de 1967. Contou com a participação de dois professores e 30 alunos de instituições do Rio de Janeiro, que conheceram a realidade amazônica no então território federal de Rondônia.

Em junho de 1968 foi criado o Grupo de Trabalho Projeto Rondon, subordinado ao então Ministério do Interior, efetivando, assim, iniciativa. Funcionou até 1989 e foi retomado a partir de 2005.

O nome Projeto Rondon é uma homenagem ao militar e sertanista Cândido Mariano da Silva Rondon. Mais conhecido como Marechal Rondon, realizou expedições pelo País, abriu estradas, ajudou a demarcar terras indígenas, catalogou novas espécies e fez levantamentos cartográficos e topográficos. Em 2015, foi incluído no Livro dos Heróis da Pátria.

 

Curta a Página e veja as fotos da Solenidade na Página do Facebook

Topo