Estudantes de Engenharia Agronômica visitam a cultura da macieira – Campus Palmas

Estudantes de Engenharia Agronômica visitam a cultura da macieira

Nessa terça-feira (18/04), a turma do sétimo período de Engenharia Agronômica do IFPR realizou uma visita técnica a pomares de macieira, juntamente com o Diretor Técnico da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã – ABPM, Ivanir Leopoldo Dalanhol e com o professor Paulo Bueno. Na visita a um pomar de macieira, os alunos puderam observar os tratos culturais realizados na cultura, além de aprender novas tecnologias de produção, controle de pragas e doenças, relatadas por Dalanhol.
De acordo com o professor Paulo Bueno, é de extrema importância uma visita como essa, onde os alunos podem ver o que está sendo feito pelos produtores, para aliar a teoria à prática, e poder fazer um senso crítico das informações. O professor ainda cita que a macieira é uma cultura que merece atenção especial, considerando que Palmas é o maior município produtor de maçãs do Paraná, com área superior a 400 hectares, e produção esperada de aproximadamente 13 mil toneladas.
Além da visita aos pomares, a turma visitou a Codapar, podendo visualizar todo o processo de recepção, armazenamento e classificação de maçãs. A unidade da Codapar de Palmas conta com 22 câmaras-frias com capacidade estática de 7.500 toneladas, as quais garantem o armazenamento de maçãs sem perda de qualidade, garantindo aos produtores uma comercialização na entressafra, com um melhor preço.
De acordo com a aluna Lauren Graf, “a visita proporcionou um maior conhecimento técnico sobre todos os aspectos produtivos da cultura, desde o plantio até a colheita e armazenamento da produção. Ao ver na prática o que aprendemos na sala de aula, tivemos a oportunidade de verificar a fundo quais os problemas enfrentados pelos produtores, valorizando ainda mais a classe”.
Dalanhol ainda comentou sobre as demandas do setor, e sobre o futuro da pomicultura (cultura da macieira) no município de Palmas. Relatou que muitos produtores estão em processo de renovação de seus pomares, com a implantação de novas cultivares e isso está resultando na produção de maçãs de maior qualidade.