Início notícias O que faz o reitor e o diretor-geral do IFPR?

O que faz o reitor e o diretor-geral do IFPR?

Nas próximas semanas, a comunidade acadêmica do IFPR se prepara para escolher seus próximos dirigentes. No dia 21 de agosto acontece a votação referente ao processo de consulta para reitor e diretores-gerais na Reitoria e em todos os campi do Instituto.

A lista dos candidatos à eleição encontra-se disponível na página processos eleitorais. Os candidatos seguem em campanha até 20 de agosto.

A legitimidade da escolha do reitor e diretores-gerais que representarão o Instituto está na participação significativa da comunidade acadêmica. Uma ampla votação no processo de consulta é a demonstração de que a comunidade do IFPR está atenta, mobilizada e atuante nas discussões sobre o seu próprio futuro.

Por esse motivo, queremos saber, você sabe o que fazem o reitor e os diretores-gerais do IFPR?

Reitor
A Reitoria é o órgão executivo do IFPR, suas principais competências são administrar, coordenar e supervisionar todas as atividades do Instituto, sob a direção do reitor.

O reitor tem a principal função de representar o IFPR. Segundo o estatuto do IFPR, cabe a ele a função de gerir, coordenar, delegar competências, ordenar despesas e superintender as atividades da Instituição.

De acordo com o manual de competências do IFPR, o reitor é o responsável por estabelecer as diretrizes que serão seguidas por todos os campi e pelas pró-reitorias.

Diretor-geral

Os campi do IFPR são administrados por diretores-gerais e têm seu funcionamento estabelecido pelo Regimento Geral do Instituto.

A direção-geral é o órgão responsável pela gestão do campus quanto aos aspectos técnico-pedagógicos, administrativo, orçamentário, patrimonial, disciplinar e de gestão de pessoas, bem como de articulação com a comunidade escolar e do entorno, com as empresas e com os poderes públicos.

Entre as principais funções, descritas no manual de competências, cabe ao diretor-geral executar a política institucional no campus, garantindo a gestão democrática e participativa, além de coordenar as atividades administrativas, observando as normas em vigor e as diretrizes institucionais expedidas pelos Órgãos Colegiados e pela Reitoria.

Planos de Gestão

A Comissão Eleitoral Central disponibilizou os planos de gestão dos três candidatos à reitor do IFPR na página dos Processos Eleitorais para consulta da comunidade.

Processo Eleitoral
Todas as informações sobre o processo de consulta eleitoral para reitor e diretores-gerais do IFPR podem ser acessadas na página de Processos Eleitorais ou por meio de Pesquisa Pública no SEI (Processo: 23411.007236/2019-59).

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Comissão Eleitoral Central (comissao.central2019@ifpr.edu.br) ou com as comissões dos campi. Para realizar denúncias, deve-se preencher o formulário presente no anexo VI do regulamento.

(Texto atualizado em 05 de agosto, às 16:42, com inclusão do link para acesso aos planos de gestão dos candidatos ao cargo de reitor)

Assistência Estudantil
Biblioteca Digital Mundial