Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Palmas
Início notícias Coordenadora do Curso de Farmácia participa de evento nacional

Coordenadora do Curso de Farmácia participa de evento nacional

Publicado em

Coordenadora do Curso de Graduação em Farmácia do IFPR – Campus Palmas participa da X Conferência Nacional de Educação Farmacêutica e do X Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Farmácia

Entre os dias de 05 a 07 de junho de 2019, a professora Francieli Chassot (Campus Palmas), participou da X Conferência Nacional de Educação Farmacêutica e do X Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Farmácia, na cidade de Foz do Iguaçu/PR. O núcleo temático foi a inovação e a integração no cenário educacional, uma vez que têm grande repercussão na formação profissional, com potencial para alterar o contexto da saúde pública. Além disso, “Inovar e integrar” estão no centro das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Farmácia, conforme a Resolução CNE/CES nº 6 de 19 de outubro de 2017 (DCNs/2017), bem como, do pensamento e da prática que vêm transformando a profissão farmacêutica.

No evento, foram discutidas a inovação e a integração no contexto dos eixos, conforme as DCNs/2017: Cuidado em Saúde, Tecnologia e Inovação em Saúde e Gestão em Saúde considerados estruturantes para os cursos de Farmácia e que deverão estar implantados até outubro de 2019. O objetivo foi alinhar o debate no contexto da formação acadêmica com o exercício profissional do farmacêutico e com a sua própria história contemporânea, que traz como um dos seus traços mais importantes o fortalecimento da farmácia clínica, de forma contextualizada e problematizada com as demais áreas de atuação do egresso.

Importa salientar que, no Brasil, a profissão farmacêutica vem crescendo e se diversificando, a partir dos anos 2000, num ritmo muito acelerado. Este processo de crescimento é ancorado em diferentes fatores tendo, como principais, as novas necessidades em saúde, as políticas públicas para o setor, e as novas resoluções educacionais e profissionais. Vive-se momentos de efervescência no pensamento farmacêutico, marcado pelo desejo de renovação em todos os segmentos profissionais, o que também, tem lugar expressivo no elenco de fatores do crescimento do âmbito farmacêutico. O exposto, foi contido no temário diversificado da X Conferência Nacional de Educação Farmacêutica.

Estiveram presentes professores e coordenadores de Cursos de Farmácia de diferentes instituições de ensino do país.

Dados acadêmicos da profesora:

Francieli Chassot: Graduada em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora de Farmácia do IFPR – Campus Palmas desde 2017.

 

Galeria de Fotos

Leia mais

Assistência Estudantil
Biblioteca Digital Mundial
Portal de Informação Institucional SEI
Av. Bento Munhoz da Rocha Neto S/N, Trevo da Codapar – PRT-280. CEP: 85555-000 Palmas – PR.
Topo