Início notícias Coordenadora do Curso de Farmácia participa de evento nacional

Coordenadora do Curso de Farmácia participa de evento nacional

Coordenadora do Curso de Graduação em Farmácia do IFPR – Campus Palmas participa da X Conferência Nacional de Educação Farmacêutica e do X Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Farmácia

Entre os dias de 05 a 07 de junho de 2019, a professora Francieli Chassot (Campus Palmas), participou da X Conferência Nacional de Educação Farmacêutica e do X Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Farmácia, na cidade de Foz do Iguaçu/PR. O núcleo temático foi a inovação e a integração no cenário educacional, uma vez que têm grande repercussão na formação profissional, com potencial para alterar o contexto da saúde pública. Além disso, “Inovar e integrar” estão no centro das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Farmácia, conforme a Resolução CNE/CES nº 6 de 19 de outubro de 2017 (DCNs/2017), bem como, do pensamento e da prática que vêm transformando a profissão farmacêutica.

No evento, foram discutidas a inovação e a integração no contexto dos eixos, conforme as DCNs/2017: Cuidado em Saúde, Tecnologia e Inovação em Saúde e Gestão em Saúde considerados estruturantes para os cursos de Farmácia e que deverão estar implantados até outubro de 2019. O objetivo foi alinhar o debate no contexto da formação acadêmica com o exercício profissional do farmacêutico e com a sua própria história contemporânea, que traz como um dos seus traços mais importantes o fortalecimento da farmácia clínica, de forma contextualizada e problematizada com as demais áreas de atuação do egresso.

Importa salientar que, no Brasil, a profissão farmacêutica vem crescendo e se diversificando, a partir dos anos 2000, num ritmo muito acelerado. Este processo de crescimento é ancorado em diferentes fatores tendo, como principais, as novas necessidades em saúde, as políticas públicas para o setor, e as novas resoluções educacionais e profissionais. Vive-se momentos de efervescência no pensamento farmacêutico, marcado pelo desejo de renovação em todos os segmentos profissionais, o que também, tem lugar expressivo no elenco de fatores do crescimento do âmbito farmacêutico. O exposto, foi contido no temário diversificado da X Conferência Nacional de Educação Farmacêutica.

Estiveram presentes professores e coordenadores de Cursos de Farmácia de diferentes instituições de ensino do país.

Dados acadêmicos da profesora:

Francieli Chassot: Graduada em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora de Farmácia do IFPR – Campus Palmas desde 2017.

Assistência Estudantil
Biblioteca Digital Mundial