Projeto de Pesquisa e Extensão EnvelheSER Saudável – Campus Palmas

Projeto de Pesquisa e Extensão EnvelheSER Saudável

RESUMO:O processo de envelhecimento é um fenômeno natural, gradativo, carregado de estigmas e perdas das capacidades funcionais e cognitivas. Além disso, o idoso
apresenta mais propensão de isolamento e desenvolvimento de níveis depressivos devido à dificuldade de adaptação ao surgimento de tais incapacidades ou limitações. Somado a isso, a institucionalização pode interferir negativamente na percepção do idoso quanto ao distanciamento do convívio com a família ou mesmo o estigma do abandono.

Assim, é relevante compreender as percepções dos idosos institucionalizados quanto ao processo de envelhecimento e a institucionalização, bem como conhecer e intervir nas incapacidades identificadas, promovendo a autonomia e, com isso, melhorando a autonomia e a qualidade de vida. O Projeto “EnvelheSER Saudável” é uma proposta de pesquisa e extensão acadêmica do Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas, que visa conhecer as limitações e incapacidades de idosos institucionalizados, relacionando os resultados encontrados previamente ao início das atividades de extensão àqueles apresentados após um ano, possibilitando mensurar o resultado das intervenções realizadas. Os participantes da pesquisa e da extensão serão os idosos residentes no Lar dos Velhinhos Nossa Senhora das Graças, de Palmas.

Enquanto projeto de pesquisa, este objetiva avaliar os níveis de depressão, a qualidade de vida e a capacidade cognitiva e funcional dos idosos institucionalizados. Enquanto projeto de extensão se propõe a realizar atividades educativas, cognitivas, recreativas, de mobilidade física e de melhoria da capacidade funcional, nível de independência e, consequentemente, da qualidade de vida. O Projeto em questão se justifica pela representatividade dos idosos na população, uma vez que as mudanças demográficas das últimas décadas têm apontado aumento da expectativa de vida e consequente aumento da proporção de idosos na população mundial. O surgimento das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) se deu justamente para atender a parcela de indivíduos idosos, sem estrutura financeira e familiar e aqueles que apresentam limitações que exigem maior demanda de cuidados.

Os idosos institucionalizados, apesar de residirem em um local que está melhor preparado para atender as suas necessidades, podem apresentar maiores índices de depressão relacionados ao estigma de abandono e ruptura dos vínculos familiares. Neste contexto, cabe ressaltar que o envelhecimento está atrelado ao surgimento de incapacidades e remete à necessidade de intervenções multiprofissionais e interdisciplinares para garantir uma melhor qualidade de vida.

Além disso, o grande interesse dos acadêmicos do IFPR Campus Palmas em conhecer e intervir nas demandas apresentadas pelos idosos institucionalizados e o interesse da própria instituição em inserir atividades de pesquisa e extensão motivou esta proposta. O Lar dos Velhinhos Nossa Senhora das Graças é um espaço de grande importância para a realização de pesquisa e extensão na área de saúde e da enfermagem, visto que a geriatria e gerontologia representam uma das possibilidades de inserção do profissional enfermeiro. Ainda, a inserção de acadêmicos em ILPIs possibilita uma formação profissional mais humanizada e dinâmica, fortalecendo a compreensão dos aspectos envolvidos em uma das fases do ciclo vital que mais gera demandas nos serviços públicos de saúde.
Palavras – chave: envelhecimento, qualidade de vida, institucionalização de idosos, incapacidades.

OBJETIVO GERAL DE PESQUISA: Avaliar níveis de depressão, qualidade de vida, capacidade cognitiva e funcional dos idosos institucionalizados, identificando a percepção destes quanto a contribuição das práticas de extensão na instituição e na melhoria da qualidade de vida.

OBJETIVO GERAL DE EXTENSÃO: Contribuir para a formação de enfermeiros preocupados com a qualidade de vida do idoso institucionalizado e preparados para uma abordagem integral e interdisciplinar a partir da compreensão dos fatores envolvidos no processo de envelhecimento.