Educação Permanente nos Serviços de Atenção Básica de Pato Branco – Campus Palmas

Notícias

Educação Permanente nos Serviços de Atenção Básica de Pato Branco

Publicado em

Copiado!

O projeto Educação Permanente nos Serviços de Atenção Básica de Pato Branco tem como objetivo implementar ações de Educação Permanente nos serviços de atenção básica de Pato Branco, para o fortalecimento da integração entre ensino, serviços e Sistema Único de Saúde, buscando corresponder as atividades de contrapartida do contrato COAPES.

Dentre as atribuições das instituições de ensino encontra-se o compromisso firmado com os serviços de saúde de haver atividades de contrapartida que contribuam para a formação e qualificação dos profissionais com base na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

Como desenho metodológico propõe-se o estudo quanti-qualitativo, com abordagem da pesquisa convergente-assistencial, no município de Pato Branco, Paraná, em caráter contínuo. A população serão os 54 profissionais de Enfermagem atuantes nas 18 Unidades de Saúde da Família. Como instrumentos de coleta de dados será utilizado o questionário estruturado para iniciar a investigação das necessidades, para elencar temáticas pertinentes para as ações de educação permanente. Posteriormente o material utilizado para avaliação da intervenção será um questionário estruturado autoaplicável elaborado para ser respondido antes e imediatamente após as oficinas de educação permanente.

A Educação Permanente é um processo de aprendizagem no trabalho que possibilita a transformação das práticas profissionais. Atualmente, a educação permanente é uma estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) para a formação e o desenvolvimento dos seus trabalhadores, buscando articular a integração entre ensino, serviço e comunidade. Para essa integração entre as instituições de ensino e do serviços de saúde, atualmente há os contratos firmados entre as partes, denominados Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES).

Coordenadora: Camila Marcondes

Topo