Estudantes do curso de Engenharia Agronômica do IFPR Campus Palmas visitam instituições de ensino e pesquisa em Santa Maria – RS – Campus Palmas

Nos dias 27 e 28 de novembro, os alunos do curso de Engenharia Agronômica visitaram o Instituto Phytus e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), acompanhados pelos professores Jessé Fink, Clovis Pierozan Junior, Paulo Bueno e Christiano Pitta.
No Instituto Phytus, os pesquisadores apresentaram as atividades de pesquisa que são desenvolvidas com insetos, plantas daninhas e doenças. Atualmente no local, são desenvolvidos cerca de 800 experimentos com foco principal em desenvolvimento de produtos e nas demandas dos agricultores da região. Boa parte dos defensivos agrícolas lançados no Brasil foram testados previamente nesse instituto de pesquisa.
Na UFSM foram realizadas três atividades. A primeira foi uma visita técnica ao Museu de Solos do Rio Grande do Sul, que conta com uma exposição de mais de 60 perfis de solos do Estado do RS. O professor da UFSM, Dr. Fabrício Pedron, ministrou uma palestra ao aos alunos, explicando as particularidades dos solos de cada região e relacionando às regiões do Estado do Paraná.
A segunda visita na UFSM foi no Núcleo de Ensaios de Máquinas Agrícolas – NEMA, que realiza testes em tratores e implementos agrícolas. Nessa oportunidade, o Prof. Dr. Valmir Werner e doutorandos (orientados do Prof. Dr. José Fernando Schlosser) demonstraram como são feitos os testes de desempenho e segurança das máquinas agrícolas.
Ainda na Universidade, o grupo visitou as instalações do Grupo de Pesquisas em Bovinocultura de Corte, onde o Prof. Dr. Dari Alves Filho mostrou os trabalhos que são realizados desde a década de 80 em melhoramento animal e nutrição animal.
A última atividade realizada na viagem técnica foi uma visita a uma área de várzea para produção de arroz, sendo que esse é um sistema de produção inexistente na região de Palmas. Nessa atividade, pesquisadores do Grupo de Pesquisa SimilArroz, coordenados pelo Prof. Dr. Alencar Zanon da UFSM, mostraram aos alunos do IFPR como são feitas as operações de plantio, tratos culturais e colheita do arroz em cultivo irrigado. De acordo com os professores do IFPR, esse tipo de visita técnica possibilita aos alunos observar uma realidade distante e também aliar o conhecimento obtido na teoria com a prática.

Para esta viagem técnica o grupo de alunos e professores teve o apoio generoso da Prefeitura Municipal de Palmas, a qual forneceu o transporte.

Confira as fotos em nossa página no facebook