Período de inscrições para o Processo Seletivo do IFPR é prorrogado! – Campus Palmas

Período de inscrições para o Processo Seletivo do IFPR é prorrogado!

Foi prorrogado, até 12 de outubro, o prazo de inscrições para o Processo Seletivo do IFPR. São ofertadas mais de quinhentas e cinquenta vagas em cursos técnicos e superiores em Palmas. E no total mais de de cinco mil vagas em cursos técnicos e superiores em 24 cidades paranaenses. As inscrições devem ser realizadas pela internet. A taxa de inscrição custa R$ 50 e pode ser paga até dia 13 de outubro. Todos os cursos são gratuitos, ou seja, não há cobrança de mensalidade.

Do total de vagas, 60% são reservadas para estudantes de escolas públicas; 10% para candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% para indígenas e 5% para pessoas com deficiência. Os 20% restantes são destinados à concorrência geral.

Além disso, o Instituto desenvolve ações e programas para, além de garantir o acesso, também promover a permanência e o êxito dos seus alunos. A maior parte dessas ações e programas são destinadas a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Por meio de bolsas e auxílios, a Política de Assistência Estudantil do IFPR contempla áreas como Alimentação, Transporte, Moradia, Esportes, Projetos e Eventos Acadêmicos, Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais, entre outras.

Provas

Os candidatos somente poderão realizar a prova nas cidades que ofertam os cursos para os quais efetuaram a inscrição. As provas serão aplicadas em uma única fase no dia 19 de novembro, das 14h às 18h em Palmas-PR.

O IFPR oferta o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Alimentos (com duração de 03 anos e 40 vagas) e Técnico Integrado ao Ensino Médio em Serviços Jurídicos (com duração de 03 anos e 40 vagas).

Para os cursos superiores Palmas dispõe de cursos Licenciaturas e Bacharelado.

Sendo Bacharelado em: Administração (com 04 anos de duração e 40 vagas), Ciências Contábeis (com 04 anos de duração e 40 vagas), Direito (com 05 anos de duração e 40 vagas), Enfermagem (com 05 anos de duração e 27 vagas), Engenharia Agronômica (com 05 anos de duração e 40 vagas), Farmácia (com 05 anos de duração e 40 vagas) e Sistemas de Informação (com 04 anos de duração e 40 vagas). E Licenciatura em: Artes Visuais (com 04 anos de duração e 30 vagas), Ciências Biológicas (com 04 anos de duração e 30 vagas), Educação física (com 04 anos de duração e 30 vagas), Letras-Português/Inglês (com 04 anos de duração e 30 vagas), Pedagogia (com 04 anos de duração e 30 vagas) e Química (com 04 anos de duração e 30 vagas).

Cursos a distância

Além do processo seletivo para cursos presenciais, também estão abertas, até 15 de outubro, as inscrições para cursos técnicos subsequentes ofertados na modalidade a distância. Para esses cursos, são 6.080 vagas distribuídas em 39 polos localizados em municípios dos estados do Paraná e de São Paulo. Não há taxa de inscrição e esses cursos também são totalmente gratuitos.

Os cursos a distância ofertados pelo IFPR neste processo de seleção são os de Logística; Agente Comunitário de Saúde; Administração; Meio Ambiente; Serviços Públicos e Segurança do Trabalho e estão disponíveis de acordo com o polo – há polos que oferecem todos eles e outros que oferecem apenas alguns.

Podem se inscrever os candidatos que já possuem o Ensino Médio completo. As atividades acadêmicas têm início ainda neste ano e os cursos têm duração de dois anos. A seleção será realizada em uma única etapa, que consiste na avaliação do desempenho escolar dos estudantes durante o Ensino Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática.

Inscreva-se

Acesse a página inicial do IFPR, leia os editais, escolha o seu curso, faça sua inscrição e venha construir, conosco, o seu futuro.

Processo Seletivo IFPR 2017-2018 (cursos presenciais)

Prazo de inscrição: De 01 de setembro a 12 de outubro; pagamento até 13 de outubro de 2017
Valor da inscrição: R$ 50
Valor do curso: Gratuito
Site para inscrição: https://concursos.funtefpr.org.br/ifpr2018/
Seleção: Provas dia 19 de novembro
Início das aulas: 1º semestre de 2018
Nível e forma de oferta: técnicos subsequentes; técnicos integrados (para quem tem o Fundamental completo); superiores (para quem tem o Ensino Médio completo)
Modalidade: presencial (nos campi do IFPR).
Total de vagas: 5408
Quantidade de municípios (campi do IFPR): 24

Processo Seletivo IFPR/EAD 2017 (cursos a distância)

Prazo de inscrição: De 18 de setembro a 15 de outubro de 2017