IFPR Palmas retorna de atividades do Projeto Rondon no Espírito Santo – Campus Palmas

exercito

IFPR Palmas retorna de atividades do Projeto Rondon no Espírito Santo

Publicado em

Copiado!

Dos dias 14 a 31 de julho de 2016, uma equipe do IFPR campus Palmas participou da Operação Itapemirim do Projeto Rondon, organizado pelo Ministério da Defesa. Durante o período a equipe participou das atividades que constaram das formalidades de abertura com a formatura e desfile de tropa do 38º Batalhão de Infantaria Tibúrcio em Vila Velha – ES. Durante os dois primeiros dias a equipe ficou alojada nesta unidade militar, rumando após para o município de Ibitirama – ES, um dos municípios situados no Parque Nacional do Caparaó, que apesar de pouco conhecido, abriga o famoso Pico da Bandeira, que oferece uma vista estonteante do nascer e por do sol.

De emancipação recente (1989), Ibitirama apresenta economia predominantemente cafeeira, mas que em alguns pontos a atividade leiteira já passa a dividir espaço com o café. Ibitirama é povoada por pessoas simples, a maioria ligada com a zona rural e pequenos produtores. Durante o período da operação os rondonistas do IFPR puderam interagir com a população conhecendo as múltiplas realidades, histórias e vivências deste querido povo capixaba. Com o apoio e indicação da Secretaria de Agricultura do município e do INCAPER, foram realizados diversos trabalhos em diferentes localidades, dentre eles o saneamento ambiental, destinação do esgoto das residências, grande problema observado na zona rural daquele município.

Diante das situações foram elaboradas quatro unidades demonstrativas de fossa séptica ecológica, baseada em um modelo desenvolvido pela Embrapa. O objetivo na elaboração e execução destes projetos foi de formar multiplicadores de conhecimento, para que outros possam utilizar como referência e elaborar sistemas semelhantes em suas residências. Ainda com o foco no desenvolvimento rural foram elaboradas oficinas de doces e compotas e artesanato com materiais recicláveis. Todas constituídas como ações que de alguma forma pudessem inserir novas ideias para as pessoas atendidas.

Além das atividades já citadas, foram realizadas atividades e oficinas de: produtos cárneos, Hidromel, fabricação de produtos de limpeza, compostagem, biofertilizantes, educação ambiental, empreendedorismo e uso de softwares de edição de imagens, revitalização de uma praça da cidade, além do evento Pé na Trilha.

E Equipe:

A Equipe participante do IFPR-Palmas foi composta pelos professores Emi Rainildes Lorenzetti e Jean Carlos Gentilini, pelos acadêmicos Weslei Santos de Oliveira, Julaine Fernanda Silva, Talita Fatima Paula Monteiro, Tiago Jubelli, Camila Tigre Ferreira, Diaine Cortese, Cleonice Aparecida dos Santos e Elenice Padilha de Oliveira e pelo Segundo Sargento Danilo Emanuel Duarte Batalha, denominado Anjo da Operação em Ibitirama. Para a operação foram vários meses de preparação e reuniões semanais para que as atividades propostas pudessem ocorrer e os objetivos fossem alcançados. Ao final, todos colaboraram, todos ensinaram, todos aprenderam e com toda a certeza todos vão lembrar de tudo o que viveram no Rondon!

Alguns relatos:

“Cada Rosto será lembrado como uma lembrança única que por mais que se repita jamais será igual, deixando bons exemplos e levando boas histórias que serão para sempre guardadas no coração.” Julaine Fernanda Silva.

“Poder transmitir o meu conhecimento e perceber o quanto as pessoas estavam interessadas em aprender me deixou muito feliz, perceber o brilho no olhar das pessoas e o quanto estavam felizes com a nossa presença foi o muito obrigado mais gratificante que poderia ter recebido.” Camila Tigre Ferreira.

“Ficou um pedacinho de nós com eles e um enorme pedaço deles com nós, sabemos que um pouco de nós fará a diferença para muitas pessoas. Eterna gratidão e sensação de dever cumprido!” Tiago Jubelli.

Ao mesmo tempo que sinto que meu dever foi cumprido, sinto saudades e uma imensa vontade de um dia poder voltar lá!” Elenice Padilha de Oliveira.

“Ficaram as boas lembranças e a certeza de que se eu pudesse recomeçar e fazer tudo de novo, faria.” Weslei Santos de Oliveira.

“Realmente vi que o sentido da vida, não esta nos bens materiais, mas sentir que podemos ser uteis na vida de alguém, e ver através dos olhos e sorriso de um povo simples e sofrido, a felicidade de viver.” Cleonice Aparecida dos Santos.

“Voltamos cheios de histórias, de experiências e vivências. A operação foi muito mais do que esperava, foi trabalho, emoção, inspiração, alegria, superação e gratidão, foi tudo tão intenso que para mim só defino por RONDON!” Prof. Jean Carlos Gentilini.

A Operação contou ainda com a cobertura jornalística realizada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Topo