Professores do curso de Letras participam de evento Internacional – Campus Palmas

Professores do curso de Letras participam de evento Internacional

De 08 a 10 de junho, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), os professores Ma. Aline de Oliveira, Dr. Filipe Pfüntzenreuter, Dr. Jacob Biziak, Dr. Jaison Crestani e Dr. Sânderson Mello – todos do Colegiado de Letras – participaram do IV Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (CIELLI). O evento foi realizado através de palestras, mesas redondas e simpósios, sendo dois destes coordenados pelos professores mencionados. Eventos como este não só atualizam os participantes, mas também promovem encontros entre profissionais das mais diversas áreas de pesquisa e instituições e a visibilidade de parte dos trabalhos realizados pelo colegiado de Letras do IFPR do campus Palmas.

“O riso e o humor nas narrativas bíblicas do Cristianismo e Judaísmo” foi um dos simpósios temáticos do 4º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários que contou com a participação de professores do curso de Letras do IFPR Campus Palmas. O simpósio foi coordenado pelo Prof.Dr. Filipe Marchioro Pfützenreuter (IFPR) juntamente com sua supervisora de pós-doutorado: a Profa. Dra. Salma Ferraz (UFSC), uma das maiores pesquisadoras da América Latina na área dos Estudos Comparados entre Teologia e Literatura. O simpósio e o artigo apresentado no evento, intitulado “O humor nas narrativas bíblicas à luz dos cartuns e tirinhas de Carlos Ruas”, fazem parte das atividades desenvolvidas pelo grupo de pesquisa que o professor Filipe coordena no Campus Palmas: o TEOLITE – Grupo de Pesquisa em Confluências Textuais entre Teologia e Literatura.

Outros simpósio desenvolvido foi o “Transformações da ficção romanesca em Portugal e no Brasil” , coordenado em parceria entre os professores Dr. Jacob Biziak e Dr. Jaison Crestani, contando, também, com participações dos professores Ma. Aline Oliveira e Dr. Sânderson Mello. Todos os trabalhos apresentados são resultados de pesquisas desenvolvidas e cadastrados junto ao COPE do IFPR, campus Palmas. A professora Aline trouxe reflexões em sua apresentação denominada AGULHA EM PALHEIRO: A PRODUÇÃO ROMANESCA DE CAMILO CASTELO BRANCO N’ O FUTURO (1862-1863); o professor Jacob Biziak apresentou o trabalho QUESTÕES DE GÊNEROS: O DISCURSIVO E O SEXUAL EM SARAMAGO (fruto, também, junto ao grupo de pesquisa que coordena no Campus Palmas, o G.E.Di – Grupo de Estudos do Discurso); o professor Jaison trouxe a público a comunicação MACHADO DE ASSIS E A REINVENÇÃO DO ROMANCE BRASILEIRO; por fim, o professor Sânderson expôs sua obra de pesquisa O HIBRIDISMO GENOLÓGICO E INTERARTÍSTICO NO ROMANCE MANUAL DE PINTURA E CALIGRAFIA (1977) DE JOSÉ SARAMAGO. Todas as comunicações realizadas são artigos que farão parte dos anais do evento.

Por fim, durante o CIELLI, o professor Jacob realizou mais um lançamento (após os realizados na aula de abertura do Curso de Letras, em março deste ano, e na Livraria da Travessa de Ribeirão Preto, em abril) de seu último livro, oriundo de tese de doutoramento defendido em abril de 2015: Entre o claro e o escuro – uma poética da angústia em Saramago.