Colegiado de Artes Visuais visita Reserva Indígena Kaingang – Campus Palmas

Artes

Colegiado de Artes Visuais visita Reserva Indígena Kaingang

No dia 19 de abril (dia do Índio) o Colegiado do Curso de Licenciatura em Artes Visuais realizou visita à Reserva Indígena Kaingang de Mangueirinha/PR.   A reserva realiza a IV Semana Indígena, onde elementos compositores desta cultura tradicional são apresentados: danças, manifestações da cultura oral, comidas, plantas medicinais, formas de caça, sistemas de produção de objetos utilitários entre outros elementos podem ser apreciados.

O Curso de Artes Visuais do IFPR se mostrou presente, revelando a necessidade da inclusão das culturas indígenas brasileiras e paranaenses na constituição de conteúdos curriculares e do seu projeto político pedagógico (PPP), onde a cultura Kaingang se mostra de grande valor pela influência direta na composição das identidades culturais locais, pela proximidade geográfica e também como apelo para a inclusão de indígenas como acadêmicos da própria instituição. Da visita, os professores trazem a necessidade de uma amplitude de relações, que podem perpassar as dimensões do ensino, pesquisa e extensão.