Campus Palmas desenvolve Mostra de Atividades relacionada ao Pibid – Campus Palmas

Campus Palmas desenvolve Mostra de Atividades relacionada ao Pibid

No último sábado (7), os coordenadores de área, professores supervisores e estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do Campus Palmas desenvolveram uma Mostra de Atividades relacionada ao referido programa com o objetivo de mostrar para a comunidade externa sua importância na formação docente.O evento foi realizado na Praça Senhor Bom Jesus, localizada na região central do município.

Em estruturas dispostas pelos próprios organizadores da mostra, foi realizada uma série de atividades expositivas e interativas para o público presente. Tais atividades são desenvolvidas nas escolas públicas atendidas pelo Pibid do campus. “Por meio de nossa ação, a comunidade pôde perceber que, através do Pibid, os futuros docentes passam a vivenciar a realidade escolar de forma intensa, reforçando a experiência do estágio supervisionado e possibilitando a superação de dicotomias entre teoria e prática, por exemplo”, explica a professora Sandra Inês Angnes, coordenadora institucional do programa.
“Além disso, o Pibid desenvolve saberes docentes relacionados ao saber curricular, pedagógico e experiencial, fortalecendo a profissionalização dos bolsistas, entre outros benefícios que visam à qualidade do ensino e melhorias no processo ensino-aprendizagem”, finaliza Sandra.

As atividades desenvolvidas na mostra ao longo do dia foram bastante diversas. Confira:

– Apresentação dos projetos: Química de Alimentos; Produção de Sabão Ecológico; Reflorestamento; Química das Sensações; Química das Maquiagens;
– Oficina: Tratamento Primário de Água;
– Apresentação dos trabalhos científicos apresentados em eventos entre os anos de 2012 e 2015;
– Jogos intelectivos e jogos de desafio, de grande importância para o desenvolvimento integral do aluno;
– Atividades didático-pedagógicas, desenvolvidas com base na Pedagogia Histórico-Crítica;
– Jogo matemático “Mancala”, de origem africana, apresentado pela escola municipal São Sebastião, que fica na comunidade Quilombola;
– História do Nabo Gigante e as fichas de leitura produzidas pelos alunos;
– Pintura de rosto, atividades de pintura e desenho realizadas com as crianças que circulavam pela praça;
– Atividades envolvendo dança e música como ferramentas de ensino;
– Distribuição de mudas de árvores e amostras de chás medicinais;
– Realização de dinâmicas de educação ambiental;
– Arrecadação de pilhas e medicamentos;
– Exposição de maquetes sobre Fontes de Energia e Tecidos Animais;
– Exposição de maquetes de uma Central de Tratamento de Água e de uma Central de Tratamento de Esgotos;
– Exposição de banners produzidos para participação em eventos.

Sobre o Pibid

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de Licenciatura participantes de projetos desenvolvidos por instituições de Ensino Superior em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Desenvolvido no IFPR desde o final de 2012, a implantação do programa ocorreu a partir da aprovação da proposta apresentada pela Pró-Reitoria de Ensino (Proens), envolvendo os cursos de Licenciatura dos campi de Palmas e Paranaguá. O Campus Palmas possui os subprojetos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física, Letras, Inglês, Pedagogia, Artes e Química, inseridos no contexto das escolas públicas, possibilitando os alunos a vivência da realidade escolar e o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas de forma a promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem.

O Pibid de Palmas atende:

– 12 escolas estaduais e municipais;
– 4.800 alunos;
– 190 bolsistas;
– 34 professores da rede pública de ensino;
– 14 coordenadores de curso (Coordenadora Institucional: professora Sandra Inês Angnes; Coordenador de Gestão Educacional: professor Roberto Carlos Bianchi; Coordenadoras do subprojeto de Biologia: Debora Reis e Verginia Andriola; Coordenador do subprojeto de Química: Jean Carlos Gentilini; Coordenadores do subprojeto de Educação Física: Aluísio Mendes, Cezar Grontowski Ribeiro e Gesiliane Lima Kreve; Coordenadoras do subprojeto de Pedagogia: Carmem Waldow, Ivania Marini Piton e Vânia Maria Alves; Coordenadoras do subprojeto de Letras: Laura Spanivello e Suzete Verginia Reiter; Coordenadora do subprojeto de Inglês: Kátia Cilene Conceição; Coordenadora do subprojeto de Artes: Neuza Fonseca).

Em Palmas e municípios vizinhos, as bolsas do Pibid geram um valor de R$ 1.459.320,00 por ano, utilizado nos próprios municípios, contribuindo portanto com o seu desenvolvimento.