Câmpus Palmas tem dois projetos aprovados em Chamada Pública do CNPq – Campus Palmas

Câmpus Palmas tem dois projetos aprovados em Chamada Pública do CNPq

O Câmpus Palmas do Instituto Federal do Paraná (IFPR) teve  dois projetos aprovados na Chamada Pública nº 17/2014, realizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O IFPR teve no total 15 projetos aprovados. Foram enviadas mais de 1.500 propostas de trabalho por professores e técnicos administrativos de toda a rede. As propostas foram recebidas em quatro linhas de trabalho: pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I); extensão tecnológica; financiamento de equipes para torneio de educação profissional; e soluções tecnológicas.

Esta é a maior participação do Instituto em um edital do CNPq, com as quatro linhas sendo contempladas. Ao todo, os projetos somam quase R$ 700 mil. Veja a relação abaixo.

“Ficamos felizes porque este resultado indica que a cultura da pesquisa, da inovação e da extensão tecnológica começa a se sedimentar no IFPR, o que deverá contribuir para melhor formação de nossos estudantes e ampliação de nossa capacidade de também fazer ciência e inovação de qualidade”, ressalta o Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação do IFPR, Professor Ezequiel Burkarter.

Para o Professor Gustavo Theodoro Laskoski, do Câmpus Curitiba, e que foi um dos contemplados, esse incentivo pode alavancar o projeto para além da Instituição: “Por contemplar a participação de um empresa prestadora de serviço no setor de Energia Elétrica, a expectativa é de que nosso projeto passe do status de protótipo para um produto final, incluindo a divulgação do produto e a prestação de serviços em 2016”.

Keller Nicolini, Professor do Câmpus Palmas, sente-se lisonjeado em receber um incentivo que ajudará no desenvolvimento da pesquisa e dos alunos: “Um dos grandes gargalos da pesquisa é o uso de equipamentos robustos que oferecem informações confiáveis. Com esta chamada estamos certos de que a qualidade da pesquisa desenvolvida irá aumentar e com isso ampliaremos os horizontes conceituais dos alunos. Ser contemplado com essa chamada pública é muito importante para a consolidação das atividades de formação de jovens pesquisadores que já vêm sendo desenvolvidas no IFPR. Meu grupo se sente valorizado e motivado para continuar a fazer Ciência, sempre pautada no rigor científico” afirma.

“Esse resultado deve servir de estímulo e provocação aos demais servidores para que participem das chamadas disponibilizadas pelo MEC, pois mostra a tendência de superação do estigma de que, por sermos uma instituição jovem, teríamos poucas chances em grandes editais”, enfatiza o Professor Irineu Mario Colombo, Reitor do IFPR.

O resultado completo dos aprovados está na página do CNPq.